Começaram os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e nosso país está sendo representado por mais de 460 atletas que irão competir em todas as 45 modalidades dessa edição dos jogos. Dentro dessas modalidades temos esportes que exigem grande força, resistência, concentração e agilidade. Você sabia que para essas diferentes exigências exige-se diferentes tipos de dietas?

Pense por exemplo na comparação do maratonista que irá correr por muito tempo exigindo muita resistências, e no levantador de peso que irá precisar fazer muita força mas por pouco tempo. São exigências completamente diferentes e para isso precisam de dietas voltadas para o seu principal objetivo.

Atletas de força

Estudos recomendam que os atletas arremessadores e levantadores de peso devam ingerir de 3 a 5 g de carboidratos por Kg do seu peso por dia, ou seja, se o atleta pesa 100 Kg ele de ingerir de 300 a 550 g de carboidratos por dia. Já as proteínas têm papel fundamental na formação de tecido muscular e por isso a ingestão deve ser de 20 g de 5 a 6 vezes por dia.

força

Atletas de resistência

Para os de resistência, a proteína irá atuar auxiliando na formação de energia, portanto, seu consumo deve ser de 1,2 a 1,6 g por Kg do peso por dia. Para esses atletas também é muito importante a reposição de minerais como o sódio, pois a perda pela transpiração costuma ser muito maior.

Resistência

Atletas de concentração e agilidade

Para os que não fazem uso intenso de força ou resistência, é muito importante manter a hidratação e a recomendação de lipídeos, vitaminas e minerais que irão atuar no funcionamento do sistema nervoso, além de claro, as recomendações normais de carboidratos e proteínas.

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concentração

Essas recomendações são generalizadas, mas a grande maioria dos atletas, se não todos, possuem dietas específicas para sua composição corporal. A tecnologia de hoje permite que sejam analisados diversos componentes nutricionais durante a prática do esporte o que permite um melhor desempenho e maiores chances de sucesso.  Para os atletas paralímpicos essas necessidades são ainda mais específicas de acordo com a necessidade de cada esporte e cada atleta.

Temos uma equipe de nutricionistas incríveis acompanhando nossos atletas, vamos torcer para que eles alcancem seus objetivos e ganhem muitas medalhas!!!

Beijo beijo e até o próximo post!