Você deve estar se perguntando: afinal o que a alimentação tem a ver com saúde bucal? E eu te respondo: tudo a ver!

A frase “a saúde se inicia pela boca” é verdadeiríssima! Todo alimento inicia sua digestão primeiramente na boca através da mastigação e da ação da saliva, assim temos que cuidar muito bem dos dentes e gengivas para que esse processo inicie de maneira saudável e equilibrada.

Comer e prevenir cáries

Alguns alimentos são conhecidos como “detergentes”, pois eles protegem nossos dentes contra a ação das cáries, por serem fibrosos carregam restos de alimentos consigo evitando a formação de placas e o acúmulo de alimentos nos dentes. São eles: melancia, cenoura, maçã, laranja, brócolis, kiwi, pepino.

Gorduras boas também trazem benefícios para os nossos dentes, pois elas formam uma película protetora contra a ação microbiana. Alimentos como castanhas, abacate, azeite de oliva, linhaça, semente de girassol possuem essas gorduras.

Uma alimentação equilibrada em vitaminas e minerais também é essencial para a saúde bucal, afinal nossos dentes são formados por minerais, principalmente pelo cálcio. Por isso, a ingestão de fontes desse nutriente também é muito importante, como leite e derivados de preferência desnatados.

dente saudavel

Lembre-se: esses alimentos não substituem uma boa escovação!

Bactérias + Açúcar = CÁRIES

Mas, não são todos os alimentos que fazem bem para a saúde da nossa boca. O açúcar é o grande vilão. Sabemos que na maioria dos alimentos encontramos a glicose nas suas mais variadas apresentações, mas quem realmente causa danos terríveis nos nossos dentes é a sacarose, tipo de açúcar presentes em alimentos como refrigerantes, sucos artificiais, doces (balas, chicletes, chocolates, pirulito…), açúcar de mesa, e todos aqueles alimentos em que é acrescentado no preparo.

Leia também  Anorexia X Bulimia

Ele reduz o pH da nossa saliva, tornando-a ácida o que desgasta o esmalte do dente, dessa maneira, ele fica sem defesa contra ação das bactérias, e com a higienização deficiente, formam-se as cáries.

doces

Os dentistas Fábio Vinícius de Moraes e Diego de Oliveira Almeida, trazem mais informações sobre esse assunto:

“A cárie é uma doença multifatorial, infectocontagiosa, transmissível e sacarose dependente, ou seja, que depende do açúcar para acontecer. Ela ocorre devido a colonização da superfície dentária por micro organismos que diminuem o pH da boca. Se o processo de perda mineral for frequente, pode levar a destruição de toda a coroa dentária.

A orientação da dieta é muito importante no controle da cárie. Sabendo-se que, comprovadamente, a criança nasce com preferência para o sabor doce, a adição de açúcar é desnecessária e deve ser evitada nos primeiros anos de vida.

A educação alimentar e em saúde bucal, como qualquer atividade, deve ser introduzida pelos pais e professores. Lembrando sempre que a escovação é fundamental após as refeições, utilizando escova macia, pasta sem flúor para crianças menores de seis anos e com flúor para maiores de seis anos, fio ou fita dental e consultas periódicas no cirurgião dentista.”

Falando ainda sobre o flúor, na água tratada que chega nas nossas casas, há a adição desse mineral também muito importante na saúde bucal!

Assim,  com uma alimentação rica em fibras e gorduras do bem, pobre em açúcar e com a escovação correta, seus dentes, gengivas, saliva, língua e bochechas ficarão cheios de saúde!

Beijos e até o próximo post =**