Temos o hábito de prestar atenção em como é feita a higienização nos estabelecimentos que comemos (restaurantes e lanchonetes)… bem, eu tenho pelo menos! Mas, muitas vezes, o foco da contaminação está na nossa própria cozinha.

Achamos que aquele desarranjo intestinal veio da coxinha da padaria, mas pode ter vindo daquele alface mal lavado do jantar de ontem.

Por isso, hoje venho mostrar alguns focos de contaminação que passam despercebidos e que são muito comuns na nossa cozinha.

Esponja de lavar louças

Com que frequência você troca a sua esponja de lavar louças? Ela é um dos maiores focos de proliferação bacteriana. Tem tudo o que um micro-organismo gosta: umidade, restos de alimentos e temperatura ambiente! As esponjas devem ser trocadas semanalmente, lavadas e deixadas imersas na solução de 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (cloro) para 500ml de água  por 15 minutos para desinfecção, depois tirar bem água e deixar sob a pia e não em cima do sabão!

esponja

Não deixe sua esponja chegar neste estado.

Paninho de pia

Ainda na pia de lavar louças muitas pessoas usam paninhos para apoiar as panelas, limpar a própria pia, puxar água, limpar o fogão, a mesa, enfim, ele vira multiuso mesmo. Assim como as esponjas, eles também acumulam restos de alimentos e umidade transformando-se em foco de contaminação pela proliferação de bactérias.

Para apoiar a louça hoje existem placas de silicone que aderem à pia e são fáceis de higienização.

Esses paninhos devem ser trocados diariamente, assim, dê preferência àqueles que são descartáveis, você usa e joga fora!

pano descarável

Esse tipo é ideal, descartável.

Lixeira de pia

É o mesmo que cozinhar ao lado da lata de lixo… o ideal é ter lixeiras de chão com acionamento em pedal para que não precisemos tocar no lixo com as mãos ao abri-lo.

Você tem uma dessa na sua pia?

Você tem uma dessa na sua pia?

Tábuas

Objetos de madeira são proibidos em cozinhas industriais, mas ainda a encontramos na nossa cozinha. As tábuas de madeira, por serem porosas e terem ranhuras, acumulam umidade, a madeira fica preta e apodrece e mesmo assim elas continuam sendo usadas. E não servem apenas para uma finalidade, elas cortam carnes, legumes, verduras, frutas, tanto cru quanto cozidos. A dificuldade na limpeza e desinfecção desse material faz com que ocorra a contaminação cruzada, ou seja, a casca dos vegetais crus traz micro-organismos que causam doenças, se colocamos a carne cozida na mesma tábua, pronto, contaminou a deliciosa carne cozida com a bactéria da casca do legume!

As tábuas de madeira devem ser substituídas.

As tábuas de madeira devem ser substituídas.

Dessa forma, devemos comprar tábuas de outros materiais como o polietileno e o vidro e também diferenciá-las para cada uso, por exemplo, com cores, a tábua branca para carnes, a verde para legumes e verduras, a azul para alimentos cozidos, e assim de acordo com o seu uso dentro de casa. Também devem ser colocadas periodicamente na solução de hipoclorito igual a da esponja de pia.

Tábuas de polietileno coloridas.

Tábuas de polietileno coloridas.

Panos de prato

Primeiramente: lugar de pano de prato, definitivamente, não é no ombro, no pescoço, nem enrolado na cintura! A não ser que você queira que ele tenha suor, cabelo e pelo e roupa… eu acho que não, né?!

Leia também  Anorexia X Bulimia

Panos de prato também são proibidos em cozinhas industriais, são permitidos apenas os descartáveis. E é o que mais encontramos na nossa cozinha de casa, seja coloridos, com mensagens, bordados, pintados, de todas as formas.

Como o próprio nome já diz, eles servem exclusivamente para enxugar a louça limpa antes de guardá-la no armário. Mas também usamos para pegar a panela/travessa quente, secar as mãos, espantar aquela mosca chata. Isso quando não cai no chão e alguém vai lá rapidinho limpar com o pano de prato. Preciso falar que é um grande foco de contaminação??!!

A louça, na verdade, não deve ser seca com pano nenhum. O correto é deixá-la secar naturalmente no escorredor ou sobre a pia, evitando, assim, até aqueles pelinhos do próprio pano.

Panos de prato com bordas coloridas

Panos de prato com bordas coloridas

Existem vários outros riscos de contaminação dentro da cozinha, mas fica para um próximo post!!

Beijos e até o próximo post! =**