Com a rotina agitada muitos fatore que envolvem a alimentação são afetados negativamente. Quando falamos isso, a primeira coisa que pensamos é na qualidade da alimentação, que é realmente prejudicada no dia-a-dia corrido. Mas outro fator muito importante, e totalmente associado com a alimentação é a mastigação.

“A pressa é inimiga da perfeição”. Já ouviu esse ditado né? Ele vale perfeitamente quando o assunto é mastigação. Quando estamos com pressa e precisamos fazer uma pausa breve para se alimentar, acabamos por mastigar pouco os alimentos ingeridos e prejudicando a digestão. Problemas como azia, gastrite e má digestão, podem ser resolvidos ou pelo menos melhorados com uma boa mastigação.

Mas o que é uma boa mastigação?

A trituração completa dos alimentos enquanto ainda estão na boca. Especialistas explicam que para um alimento estar pronto para descer pelo esôfago até o estômago, ele deve ser mastigado pelo menos 20 vezes, ou seja, cada garfada/mordida de um alimento ou refeição, deve muito bem mastigado. Claro que estamos falando de alimentos sólidos, alimentos pastosos ou líquidos não precisam dessa atenção.

Você já reparou que temos basicamente 3 tipos de dentes na boca? Os incisivos, que são os dentes da frente. Servem para cortar os alimentos, por isso seu formato achatado e sua disposição frontal na boca (os de cima na frente dos debaixo cortam os alimentos como uma tesoura). Temos os dentes caninos, que nos servem para perfurar os alimentos, por isso seu formato pontiagudo. E por fim os dentes molares, que amassam e trituram os alimentos.

Dentes - mastigação

A língua nos auxilia na movimentação do alimentos na boca, na mistura dos alimentos com a saliva e principalmente na deglutição, ou seja, jogar o que foi mastigado para trás para ser engolido.

Leia também  Constipação? Ninguém merece!

A saliva tem como função lubrificar e diluir os alimentos na boca facilitando a mastigação e deglutição dos alimentos. Ela é formada por diversas substâncias, uma delas, e a mais importante para a digestão, é a amilase salivar. A amilase salivar inicia a digestão do amido e do glicogênio já na nossa boca os transformando em maltose e facilitando o trabalho do nosso estômago.

bloggif_5794dc03d76ac

Mastigar também te ajudará a:

  • Ficar satisfeito mais rápido
  • Absorver mais e melhor os nutrientes dos alimentos
  • Comer menos quantidade
  • Sentir mais feliz e disposto após as refeições

Algumas dicas que irão te ajudar a mastigar melhor:

  • Não coma na frente da televisão ou junto com qualquer outra atividade que precise da sua atenção
  • Sinta o sabor dos alimentos enquanto mastiga
  • Descanse os talheres durante a mastigação par evitar levar mais alimentos a boca enquanto ainda cheia
  • Separe tempo para sua refeição e evite ficar olhando o relógio.

Espero que com essas informações eu tenha te ajudado a melhorar a qualidade da sua alimentação!

Compartilhe esse post com seus amigos, e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe-a aqui nos comentários para podermos te ajudar!

Beijo beijo e até o próximo post!