Neste final de semana fomos viajar para a praia de Santos, em São Paulo, para relaxar, curtir um solzinho já que durante o ano todo trabalhei no hospital e a Nivea ficou em bibliotecas devido ao mestrado, sem a luz do sol. Porém, como todo paulista branco carente de calor e luz, nos descuidamos do protetor solar e ficamos assim:

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Pois é, e no que a nutrição pode nos ajudar nesse momento da insolação?

Água é fundamental

A insolação, causada pela exposição excessiva ao sol, pode trazer sintomas de pele avermelhada, ardida e seca, desidratação, náuseas, febre, dores de cabeça e outros sintomas mais graves como confusão mental, desmaios e até convulsões.
A hidratação é importantíssima para voltar a temperatura normal do corpo fazendo com que vários desses sintomas sejam amenizados. O consumo de água e outros líquidos deve ser feito de forma gradual, constantemente para que o organismo possa entrar em normalidade.

Vitaminas e minerais

O consumo de frutas, verduras e legumes também auxilia na diminuição dos sintomas, as vitaminas e minerais presentes nesses alimentos recuperam e nutrem as células. A pele se torna firme, a vermelhidão é amenizada e o corpo se recompõe dos eletrólitos perdidos.

E para um bronzeado saudável…

Sabemos e é comprovado que as substâncias antioxidantes como a vitamina A, vitamina C, polifenóis e o selênio são responsáveis pela saúde da pele, entre outras funções. Uma alimentação rica nesses nutrientes faz com seu bronzeado dure mais tempo e a pele se torna mais resistente aos raios ultravioletas (UV). Essas substâncias estão presentes em alimentos como: cenoura, abóbora, manga, mamão, damasco, beterraba, agrião, brócolis, couve, espinafre, tomate, castanhas, grãos integrais e peixes. Mas só a alimentação não é suficiente, o uso do protetor solar é indispensável, não só na praia, mas no dia a dia também.

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Acho que aprendemos a lição! E espero que vocês também!

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Museu da Pesca – Santos/SP

Essa é a nossa opinião! Qual a sua?

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Beijos ;**