Dois sentimentos distintos que muitas vezes são confundidos por todos nós. Saber identificá-los é essencial para quem tem um objetivo de perda de peso não perder o foco. Pode parecer uma tarefa super simples pois a fome é uma necessidade fácil de ser identificada e resolvida. O problema é que muito frequentemente achamos que a vontade de comer é fome, quando na verdade não é. Você sabe identificar quando é uma ou outra?

A fome

A fome é uma necessidade puramente biológica do nosso organismo. Nosso cérebro quando percebe o baixo estoque de nutrientes, ativa diversas partes do corpo que nos dão sinais dizendo “ei, precisamos comer”. Nosso estômago fica estranho, pode fazer barulhos e até doer, e quando ignoramos esses sinais temos dores de cabeça, tontura, fraqueza, enfim, outros incômodos que irão passar quase que instantaneamente a partir do momento em que nos alimentarmos e ficarmos saciados. Nesse caso, não sentimos necessidade, ou vontade, de nenhum alimento específico.

A vontade de comer

A vontade de comer geralmente não transmite sinais fisiológicos porque está diretamente relacionada ao nosso estado emocional. Quem nunca sentiu aquela vontade de comer uma guloseima depois de um dia difícil? Geralmente nós sentimos vontade de um alimento específico: chocolate, batata frita, macarrão, pão, doce e etc.

carboidrado e gordura

Os alimentos dos quais sentimos vontade geralmente são aqueles que nos dão energia, ou seja, carboidratos ou gorduras. Isso porque esses alimentos, após serem consumidos, liberam a serotonina no nosso organismo, hormônio esse responsável pela sensação de bem estar. E não é exatamente o que queremos depois de um dia difícil? Comemos além do que necessitamos para preencher algum vazio sentimental.

Leia também  Tirando dúvidas sobre o BPA

O problema se intensifica quando isso é absolutamente rotineiro em nossas vidas, quando comemos mais por vontade do que por necessidade. Isso é sinal que alguma outra coisa em nós mesmos não anda bem. Estresse e ansiedade estão presentes na vida de muitas pessoas que trabalham sob pressão, ou estão com problemas familiares, ou insatisfeitos de alguma forma. Para solucionar isso é preciso identificar o problema e resolvê-lo. E não exite em buscar ajuda profissional se achar que é necessário.

stress

E aí? Ficou mais fácil de identificar o sentimento correto? Espero que sim!

fome

Ajude outros amigos compartilhando esse post em suas redes sociais, e caso tenha ficado alguma dúvida, escreva para nós!

Beijo beijo e até o próximo post!