A constipação, ou intestino preso como costumamos falar, é parte da vida de muitas pessoas em todo mundo. Pode ser inclusive um problema para a saúde por anos e anos, e por isso, é muito importante sabermos quais as causas e como tratá-la.

Possíveis causas de constipação

Existem inúmeras causas, mas entre as mais comuns então:

  • Alterações hormonais – Como por exemplo na gravidez e no período de puberdade
  • Mudanças na rotina – viagens, mudar de trabalho e de cidade ou até mesmo uma separação ou início de um relacionamento podem causar constipação
  • Alguns medicamento – antidepressivos, antiácidos, suplementos alimentares e analgésicos então entre os mais comuns
  • Dieta inadequada – pobre em fibras, com pouco consumo de verduras, legumes e  cereais, atrelado ao maior consumo de gorduras e carboidratos.
  • Falta de líquidos – principalmente água que junto com a baixa injestão de fibras contribui para a permanência da constipação.
  • Sedentarismo – a baixa prática de atividade física colabora com a baixa motilidade intestinal.

Dicas para manter o bom funcionamento do intestino

  1. Coma fibras. Os grãos integrais, hortaliças e frutas ajudam e muito na motilidade intestinal. Alguns deles: ameixa, aveia, linhaça, laranja (com bagaço), abacate e repolho.
  2. Beba mais água. de nada vai adiantar aumentar o consumo de fibras se você não aumentar também o consumo de água. As fibras só fazem efeito no intestino se a aguá também estiver presente, então hidrate-se!
  3. Pratique exercícios. A prática regular de atividade física é comprovadamente eficaz ao bom funcionamento do intestino. 30 minutos ao dia já irão fazer diferença!
  4. Marque um horário. Vá ao banheiro todos os dias no mesmo horário. Essa atitude irá acostumar seu intestino a funcionar como um reloginho.
Leia também  Saúde Bucal X Alimentação

Caso essas dicas não ajudem, procure um médico especialista para investigar a real causa da constipação!

Por hoje é só, pessoal! Compartilhe com seus amigos, e,caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de nos escrever!

Beijo beijo e até o próximo post!