No final do mês de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um relatório dizendo que o consumo de carnes processadas eleva o risco de câncer, e esta notícia gerou a maior discussão nas redes sociais e outras mídias, e nem todas as publicações tiveram uma interpretação correta ou ajudaram as pessoas a entender corretamente o que foi dito neste relatório. Vamos esclarecer algumas dúvidas:

1º Carne vermelha não causa câncer

A diferença da carne vermelha que nós compramos no açougue para a carne processada, é que a segunda opção possui aditivos que mantém a conservação por mais tempo e dão sabor e cor mais agradáveis àquele produto. Alguns exemplos são as linguiças, salsichas, presuntos, mortadela, salame, peito de peru, bacon, e etc. Ou seja, é uma carne modificada que sofreu processo de defumação, curação, salga, entre outros. A carne vermelha não possui esses aditivos.
Alguns estudos mostram que pode haver uma associação entre a proteína da carne com câncer, mas ainda não é comprovado cientificamente, ou seja, ainda não devemos tirar a carne vermelha do nosso prato, até porque a carne vermelha possui aminoácidos essenciais ao nosso organismo e também é a única fonte abundante de vitamina B12.
O que a OMS quis informar é que o consumo excessivo (mais de 50g por dia) de carnes processadas pode aumentar em 18% o desenvolvimento do câncer colorretal.

2º Carnes processadas não são tão cancerígenas quanto o cigarro

Essa foi outra informação que eu vi sendo mal interpretada. O que foi dito pela OMS é que existe o mesmo número de evidências de que a carne processada e o cigarro são causadores de câncer, ou seja, as carnes processadas entraram em um grupo de produtos e substâncias que devem ser evitados por causar câncer, como cigarro, bebidas alcoólicas, plutônio, amianto e outros mais.

Leia também  TOC, TOC, TOC! Bate três vezes na madeira, senão dá azar!

3º Não precisamos excluir esses alimentos da nossa dieta

Essa publicação da OMS veio para nos alertar de que esses produtos devem ser evitados e não banidos completamente da nossa alimentação. Então se você tem o hábito de consumir diariamente alguma carne processada é hora de pensar a longo prazo e fazer novas opções mais saudáveis e mais nutritivas.

Você pode conferir a publicação original clicando aqui.

Tudo na nossa vida deve ser balanceado, e evitando esses alimentos, você também estará evitando outras doenças como as cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

Essa é a nossa opinião, qual a sua? Deixe seu comentário aqui pra gente saber ;D

Beijo beijo e até o próximo post!