No final do mês de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um relatório dizendo que o consumo de carnes processadas eleva o risco de câncer, e esta notícia gerou a maior discussão nas redes sociais e outras mídias, e nem todas as publicações tiveram uma interpretação correta ou ajudaram as pessoas a entender corretamente o que foi dito neste relatório. Vamos esclarecer algumas dúvidas:

1º Carne vermelha não causa câncer

A diferença da carne vermelha que nós compramos no açougue para a carne processada, é que a segunda opção possui aditivos que mantém a conservação por mais tempo e dão sabor e cor mais agradáveis àquele produto. Alguns exemplos são as linguiças, salsichas, presuntos, mortadela, salame, peito de peru, bacon, e etc. Ou seja, é uma carne modificada que sofreu processo de defumação, curação, salga, entre outros. A carne vermelha não possui esses aditivos.
Alguns estudos mostram que pode haver uma associação entre a proteína da carne com câncer, mas ainda não é comprovado cientificamente, ou seja, ainda não devemos tirar a carne vermelha do nosso prato, até porque a carne vermelha possui aminoácidos essenciais ao nosso organismo e também é a única fonte abundante de vitamina B12.
O que a OMS quis informar é que o consumo excessivo (mais de 50g por dia) de carnes processadas pode aumentar em 18% o desenvolvimento do câncer colorretal.

2º Carnes processadas não são tão cancerígenas quanto o cigarro

Essa foi outra informação que eu vi sendo mal interpretada. O que foi dito pela OMS é que existe o mesmo número de evidências de que a carne processada e o cigarro são causadores de câncer, ou seja, as carnes processadas entraram em um grupo de produtos e substâncias que devem ser evitados por causar câncer, como cigarro, bebidas alcoólicas, plutônio, amianto e outros mais.

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3º Não precisamos excluir esses alimentos da nossa dieta

Essa publicação da OMS veio para nos alertar de que esses produtos devem ser evitados e não banidos completamente da nossa alimentação. Então se você tem o hábito de consumir diariamente alguma carne processada é hora de pensar a longo prazo e fazer novas opções mais saudáveis e mais nutritivas.

Você pode conferir a publicação original clicando aqui.

Tudo na nossa vida deve ser balanceado, e evitando esses alimentos, você também estará evitando outras doenças como as cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

Essa é a nossa opinião, qual a sua? Deixe seu comentário aqui pra gente saber ;D

Beijo beijo e até o próximo post!