Através do post entendendo melhor o diabetes, resolvi esclarecer outra doença que muitas pessoas têm dúvidas e comentem erros por aí, a anemia ferropriva. Nosso estoque de ferro no organismo é bem pequeno, dessa forma devemos consumir fontes desse mineral todos os dias para repor. A anemia ferropriva é quando esse estoque está baixo e o organismo não consegue manter a concentração de hemoglobina suficiente.  Este tipo de anemia corresponde à carência nutricional mais prevalente no mundo, atingindo, principalmente, gestantes, mulheres em idade fértil, crianças em idade pré-escolar e escolar.

Ferro

O ferro é o mineral mais abundante na Terra e no nosso organismo ele faz parte da formação dos glóbulos vermelhos (hemácias) principalmente da hemoglobina que dá a pigmentação vermelha ao nosso sangue, ele também participa do transporte de oxigênio e de gás carbônico que acontece dentro dessas células. Além de proteção ao sistema imunológico, síntese de vitamina A, divisão celular, entre tantas outras funções.

A quantidade necessária de ferro que deve ser consumida durante o dia depende de vários fatores como idade, sexo e qualidade do ferro ingerido. Procure um nutricionista que ele calculará a quantidade certa para você.

Temos dois tipos de ferro: heme e não heme. O ferro heme é aquele vindo dos alimentos de origem animal principalmente vísceras (fígado, coração, rim), carnes em geral (bovina, suína, frango e peixe) e frutos do mar (mariscos e ostras). Esse tipo de ferro é o que possui maior biodisponibilidade, ou seja, ele terá uma porcentagem de absorção alta no nosso intestino, aproveitando muito mais.

O ferro não heme provem dos alimentos de origem vegetal como as leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, soja), grãos integrais e frutas secas. Porém esses alimentos possuem uma menor biodisponibilidade, o ferro será absorvido em menor porcentagem.

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Nutrientes que combinam ou não com o ferro

Alguns nutrientes podem contribuir e outros podem até dificultar a absorção do ferro, vamos nos atentar a eles:

Vitamina C auxilia na absorção do ferro!

O ideal, é sempre que almoçar e jantar – que são as refeições mais ricas em ferro que fazemos por ter a presença da proteína e do ferro heme vindo das carnes – é consumir um alimento fonte de vitamina C. Pode ser um copo de suco de laranja com acerola natural espremido na hora, temperar a salada com bastante limão, comer uma goiaba ou morangos como sobremesa.

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O cálcio prejudica a absorção do ferro!

Após as duas principais refeições, cuidado para não ingerir, com frequência, alimentos que sejam fontes de cálcio, assim como o leite e seus derivados. Iogurtes, mamadeiras de leite, sobremesas com muito leite, preparações que vão esses ingredientes, devem ser evitados quando há o diagnóstico de anemia.

Causas

Além da baixa ingestão alimentar de ferro, sua perda constante também pode levar à anemia. Situações como as descritas abaixo podem ser as causas:

  • Cirurgias que retiram parte do intestino, já que sua absorção é feita neste órgão;
  • Verminoses e parasitoses;
  • Doença celíaca;
  • Doença de Chron;
  • Diarréias crônicas;
  • Ingestão exagerada de antiácidos.

Outras superstições

Ao longo do tempo algumas práticas populares se tornaram receitas para curar anemia, mas hoje sabemos que não são comprovadas cientificamente. Uma delas é a beterraba, por ter a cor vermelha e parecer com sangue, muitas pessoas acham que esse legume é fonte de ferro. Ele possui ferro, mas não em grande quantidade como as carnes, por exemplo.

Outra situação que já ouvi no consultório, foi cozinhar o feijão com uma chave dentro, já que a chave é de ferro… é uma prática perigosa, sem fundamento nenhum e com risco de ingerir várias substâncias contaminantes. Por favor, não façam isso!

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Para curar da anemia ferropriva devemos então repor os estoques de ferro através da alimentação, evitar os erros alimentares e suplementar com sulfato ferroso prescrito pelo médico.

Dúvidas sobre doenças e no que a alimentação pode te ajudar e esclarecer, entre em contato conosco!

Beijos =**