O emagrecimento rápido e milagroso é uma coisa que nós, nutricionistas, desmentimos e orientamos todos os dias. Geralmente para obter esses resultados o paciente se submete a dietas restritivas e até um pouco malucas. Essa semana li sobre uma dieta que envolvia comer algodão encharcado com sucos ou caldos por algumas semanas prometendo saciedade e emagrecimento rápido. Gente, posso garantir com 100% de certeza que comer algodão não faz bem nenhum à saúde, pelo contrário, prejudica, e não deve ser pouco.

Isso me faz pensar o quão sério é o poder da mídia sobre todos nós. A busca desesperada pelo emagrecimento ou corpo perfeito faz com que as pessoas sejam radicais para que, de alguma forma, se sintam bem consigo mesmas ou serem aceitas pelas outras pessoas. Mas de que adianta todo esse esforço se tudo é temporário? E se não for, o que passa a ser temporário é a nossa saúde. Vale a pena?

corpo-perfeito

Na maioria das vezes, as pessoas cortam grupos de alimentos completos, comem somente vegetais, ou somente carnes magras e ovos, ou ainda somente frutas. Fazem isso por meses, muitas vezes passam fome e sentem outros desconfortos como fraqueza, dores de cabeça e no corpo, ficam de mau humor e prejudicam o funcionamento de alguns órgãos como os rins, intestino e pâncreas. Bom, mas a dieta gera resultados e acontece a perda de peso. Chegando no objetivo, a pessoa volta a comer normalmente e muitas vezes não consegue controlar mais a fome e a quantidade de alimentos a serem ingeridos. É aí que acontece o famoso efeito sanfona. O corpo perde, e, principalmente, ganha peso com muita facilidade. Achar uma estabilidade se torna um problema, uma vez que ao ganhar peso a dieta é novamente praticada, e assim, se torna um ciclo vicioso.

Leia também  Neofobia alimentar

Então se você se identificou com isso, aqui vão algumas dicas pra você sair do efeito sanfona:

  •  Pare com as dietas restritivas

Procure um médico e faça exames para verificar se a sua saúde está prejudicada. Junto a isso, converse com um nutricionista e peça uma reeducação alimentar baseada na sua rotina e estilo de vida. Tenha como objetivo melhorar sua qualidade de vida antes do emagrecimento, ele provavelmente virá como consequência disso.

  • Pratique atividade física regularmente

A atividade física vai ajudar a restabelecer sua massa magra e o funcionamento do seu metabolismo. Com tudo funcionando direitinho, o peso automaticamente se torna mais estável e o efeito sanfona fica muito mais difícil de acontecer.

  • Não fique em jejum prolongado durante o dia

A menos que seja para fazer algum exame, ou outro motivo maior, não se deve ficar em jejum por mais de 3 horas. Quando isso acontece, o metabolismo desacelera, e o efeito sanfona continua ativado ajudando no ganho de peso indesejado, então, fique atento!

Espero ter ajudado mais uma vez, e caso tenha ficado alguma dúvida, escreva para nós!

Beijo beijo e até o próximo post!