Como todos sabemos (graças aos conselhos de nosso governo, nutricionistas e especialistas em saúde) o certo é comermos menos gorduras, açúcares e sal e comermos mais carnes magras, ovos, produtos lácteos, frutas, legumes, cereais e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, entre outros).

Nosso conselho, quando se trata de um lanche saudável, é assegurar que tenha alimentos como: frutas, legumes, proteínas, carboidratos e laticínios.

Algumas ideias

Frutas: caso o seu filho ainda seja pequeno, opte por frutas que ele consiga comer sozinho sem ter que cortar, como morangos, banana e gomos de tangerina. Melancia, melão, maçã e pêra podem ser cortadas em pedacinhos, para facilitar. A salada de frutas, além de ser bem variada, é sempre sucesso entre a criançada.

Iogurte: os iogurtes sempre fazem parte do menu de lanches saudáveis das crianças. Eles são uma importante fonte de cálcio, essencial na fase de crescimento. Porém, tente evitar os iogurtes cheios de açúcar e ingredientes artificiais.

Pão: todos os lanches saudáveis devem conter uma porção de carboidrato para fornecer energia ao corpo. Você pode variar entre pão integral, pão-de-queijo, bolos feitos em casa e biscoitos integrais, mas prefira sempre opções ricas em fibras e pobres em açúcar e gordura.

Queijo: toda criança adora queijo! No sanduíche ou em pedacinhos, o queijo é uma das melhores opções. Prefira sempre os queijos pobres em gordura como o branco e a ricota, que podem ser uma opção de recheio no pão.

Cenoura baby e tomate cereja: mini legumes são ótimas opções para constituir lanches saudáveis. Como são e pequenos e divertidos, as crianças adoram!

Água: a maioria das crianças estão acostumadas a matar a sede com sucos ou refrigerantes em vez de água. Acostume o seu filho, desde cedo, a ter esse hábito saudável. Água é ótima para a saúde e bem estar do seu pequeno.

Água de coco: a água de coco, além de trazer diversos benefícios para a nossa saúde, é uma boa pedida para fazer parte dos lanches saudáveis do seu filho, pois ela é natural e contém poucas calorias.

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Sucos naturais:  caso não seja possível fazer o suco natural em casa, nos mercados existem sucos industrializados sem adição de açúcar, conservantes, aromatizantes e corantes artificiais.

Mais um texto da Timokids!

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