Atualmente trabalho em um hospital especializado em pediatria e nele eu realizo uma vez por semana atividade culinária com os meus pacientinhos. Para esta atividade eu chamo crianças a partir de dois anos para participar, lavo suas mãozinhas, explico a importância de usar a touquinha, falo sobre a função de algum ingrediente que iremos usar naquela receita (de forma beeeem lúdica, claro) e começo a brincadeira!

Como não tenho muitos recursos no espaço onde realizo a atividade, tenho apenas as mesas e uma pia, tenho que levar tudo mais ou menos preparado da cozinha, só pra eles montarem.

Faço receitinhas simples como: saladinha de fruta que tem como toque especial um creme de iogurte natural e para aqueles que não podem consumir leite e seus derivados por intolerância, alergia, ou outro motivo que exclua da dieta, tem o suco de laranja para substituir! Também tem pavê de creme com frutas, sanduíche natural, mini pizza de pão de forma, cupcake recheado com frutas, entre outras.

Fotos da culinária

Vou colocar algumas fotos de receitas feitas na culinária para vocês conhecerem:

Essa atividade culinária, além de tirar o pacientinho internado da rotina hospitalar e trazer distração e interação com as outras crianças, têm caráter nutricional de incentivo ao consumo de alimentos naturais, conhecimento através do manuseio, toque, cheiro, sabor, visual de alimentos que muitas vezes não são da rotina  dessas crianças.

Todo esse trabalho, tem como resultado melhora na aceitação da dieta hospitalar que muitas vezes foge do hábito alimentar dos pacientes,  o que impacta na sua melhor reabilitação quanto à patologia que o levou à internação, recuperação e provável alta, juntamente com toda equipe multidisciplinar que trata desse paciente.

Leia também  Obesidade Infantil NÃO!

Mas a atividade culinária pode ser feita em qualquer lugar: com o seu filho e os amiguinhos dele na cozinha de casa, na escola com os alunos, com outro tipo de população adultos, idosos, pessoas com diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, entre outras, é só mudar o foco das receitas.

Receita de Biscotinho de Aveia com Granulado

Para que tem um forno disponível, essa receita é super fácil de fazer e fica pronta bem rápido!

Culinária prática

Biscoito de Aveia

Ingredientes

  • 3/4 de xícara de margarina
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ovos ligeiramente batidos
  • 2 xícaras de aveia em flocos
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de chocolate granulado

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes na ordem dada. Com uma colher de sobremesa, fazer bolinhas e colocar numa assadeira forrada com papel manteiga. Assar em forno pré-aquecido até que fiquem dourados por aproximadamente 25 minutos a 220ºC.

Rendem cerca de 30 biscoitinhos.

Porção de 3 biscoitos: 174Kcal

O granulado pode ser substituído por uvas passas, nozes, castanhas, o que preferir.

Se souberem de mais alguma receita fácil que tenha algum ingrediente natural pra eu desenvolver com as crianças, aceito sugestões!!

Beijos ;**