Em comemoração ao Dia do Nutricionista, 31 de Agosto, a Nivea e eu decidimos fazer um ranking das frases que mais ouvimos na nossa vida profissional quanto nutricionistas. Frases de pacientes, de familiares, amigos, outros profissionais, enfim, as melhores da vez!

1. Nutri, quantas calorias tem…

…esse pedaço de pizza/ meia maçã/ o pacote desse salgadinho/ essa vitamina de leite com mamão, laranja, maçã, cenoura, morango e um pedacinho de gengibre/ esse prato de arroz com feijão, um pedaço de lasanha, sobrecoxa assada e duas folhinhas de alface? Você não é nutri, pensei que soubesse!

Fica difícil assim, pessoal! Com o passar do tempo acabamos tendo uma noção de quanto mais ou menos alguns alimentos tem de calorias, mas não somos tabelas nutricionais ambulantes!! Não fiquem chateados caso não saibamos responder na hora, podemos responder depois?

2.  Nutri, eu preciso emagrecer! O que eu faço?

Marca uma consulta comigo! Não adianta no meio do corredor você me fazer essa pergunta! Separa um horário, eu faço todas as minhas perguntas e tenho certeza que vai sair de lá com a sua resposta!

Emoticon

3. A dieta “x” emagrece mesmo?

Dieta boa é aquela que você faz sem sacrifícios, sem sentir fome, que vira hábito alimentar saudável e como consequência elimina peso. Essa dieta é assim?

emoticons-for-facebook

4. Estou de dieta,

posso comer uma coxinha? E uma esfihinha? Um milkshake, pode? Posso ir num rodízio de pizza?

O corpo pertence a cada um de nós. Nós somos responsáveis por aquilo que fazemos e isso inclui o que comemos também. Se dizemos sim, perde-se o objetivo, se dizemos não, estamos interferindo na escolha do outro. A nossa função é orientar o paciente, ensiná-lo a fazer boas escolhas, trocas inteligentes, e mostrar a ele que o sucesso da sua terapia depende 90% de si mesmo!

Leia também  Nosso primeiro aniversário!

5. Nutri, você come?

Não sei porque pensam que não comemos…

download (3)

6. Me passa um suplemento…

Imagina essa frase sendo sussurrada, é como geralmente chega para mim. Suplementos alimentares tem indicações, contra-indicações, dosagem e momento para ser ingerido. O que serve para o seu amigo, pode ser que não sirva para você. Muitas vezes, conseguimos atingir ótimos resultados só com a alimentação. Não invista todo seu sucesso no suplemento alimentar, você pode ser muito mais que ele!

7.  Ué, você não sabe cozinhar? Mas você é nutricionista!

Na faculdade não aprendemos a cozinhar. É claro que saber as técnicas que o alimento deve ser preparado faz parte da ciência da nutrição, mas não necessariamente só por que você tem uma nutricionista na sua família que os almoços e jantares tem que ser feitos por ela!

dislikeemoticon

8. Nutri, esse restaurante é limpinho?

Existe um mundo dentro das cozinhas que da mesa não temos visão de raio-x para ver. Se você tem dúvidas sobre a higienização e a procedência dos alimentos, não vá àquele local, ou visite a sua cozinha!

9. Faz uma dieta pra mim?

“Fazer uma dieta” não é uma coisa simples, que se faz em dois minutos antes do parabéns na festa de criança. Montar um cardápio equilibrado, completo, personalizado, que vá trazer resultados não é assim. Nossa profissão também envolve muita matemática e cada pessoa tem um corpo e uma forma de reagir. Novamente, separa um horário e marca uma consulta!

cute-wink-smiley

10. Na hora do almoço…

…todas as pessoas olham o que você trouxe de marmita! Ou deixam você passar na frente na fila do self-service para ver o que vai colocar no prato! E quando chega a sobremesa, falam: você vai comer um doce?

Leia também  Bem-vindos ao Nem Demais Nem de Menos

Normal as pessoas se espelharem em quem elas confiam, e acredito que temos sim que dar o exemplo e mostrar que é possível termos uma alimentação equilibrada! O problema é ser cobrada o tempo todo disso.

11. Eu vi na tv…

…que comer alimento “x” emagrece. Eu vi no site da fulana “x” (que não é nutricionista) que ficar de cabeça para baixo emagrece…

Temos que escolher nossas referências, procurar profissionais capacitados e especialistas, fontes de pesquisa que nos trazem comprovação científica. Mídias sociais nem sempre trazem verdades. Escolha bem suas influências!

Brincadeiras a parte,

no dia a dia aprendemos a lidar com esses questionamentos e respondemos da melhor maneira possível, mesmo sendo meio chato, às vezes! As pessoas tendem a ter esse comportamento porque é a essência da nossa profissão e temos que respeitar e tirar as dúvidas e mitos que trazem para nós! Esse é o objetivo do nosso blog, trazer informação de verdade, com conteúdo e que traga mais saúde e leveza para a sua vida!

Feliz Dia do Nutricionista!!!

heart-smiley

Afinal, nada melhor do que comer bem!

 

Beijos =**