O inverno chegou e com ele dias de tempo seco, pouca chuva, temperaturas que oscilam entre amenas e frias e quem sofre com isso são nossas mucosas! O nariz fica irritado e é difícil de respirar, a garganta seca, a pele ressecada, olhos avermelhados, assim ficamos mais sujeitos a infecções já que o muco faz parte do processo de defesa do nosso organismo. Como a temperatura cai, fazemos menos exercícios físicos do que no verão e ficamos mais em ambientes fechados, não sentimos tanta sede e isso contribui na diminuição da ingestão de água.

Sem falar de toda importância da água em relação ao bom funcionamento intestinal, fluído das nossas células para que possa realizar as milhares de funções necessárias para a nossa sobrevivência, principal líquido para transporte de substâncias, composto em maior quantidade no nosso sangue, imprescindível no funcionamento dos rins, regulação da temperatura corporal, entre tantas outras funções do nosso corpinho.

Por isso, recomendamos uma média de ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia para pessoas adultas.

“Nutri, não gosto de água!”

No consultório ouço muitos pacientes que se queixam de não gostar de água, sentir ânsia ao beber, esquecer de tomar por não sentir sede, ou até mesmo não ter o hábito. Se você se encaixa nessa descrição, veja algumas dicas que podem melhorar a sua relação com esse líquido essencial .

Aromatização

Você pode aromatizar a sua água com diversos alimentos, escolha o que gostar mais!

Em uma garrafa de 600 ml coloque o suco de meio limão e a outra metade corte em rodelas! Pode fazer o mesmo com uma laranja.

Também pode usar canela em pau, folhas de hortelã, rodelas de gengibre, frutas vermelhas congeladas, pepino, maçã verde e o que mais gostar para deixar a água com sabor levemente adocicado, refrescante e mais atraente.

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água aromatizada

Lembretes

Se o seu problema é o esquecimento, deixe lembretes no celular a cada meia hora, assim sempre será lembrado de beber água.

Também carregue uma garrafinha na bolsa, mochila e deixe na sua mesa de trabalho, escrivaninha de casa, ao lado da cama, na mesa da cozinha, no carro e em todo ambiente que frequentar.

Rotinas estratégicas

Outra forma de lembrar de beber água é adotar rotinas estratégicas. Por exemplo, beba água sempre nos mesmos momentos: ao acordar, sair de casa, chegar no trabalho, antes do almoço, após o almoço, antes do jantar e antes de dormir. Aqui já serão 6 copos por dia. Monte a sua rotina!!

Chá

Os chás são ótimos substitutos da água. A infusão com ervas sem adoçar, além de trazer os benefícios dos princípios ativos da planta também hidratam e não trazem calorias. E ainda podem ser consumidos quentes ou frios.

chas

Tempo seco

Aposte em preparações mais úmidas que levem bastante água, assim como sucos de frutas naturais sem adição de açúcar, gelatinas, frutas, legumes e verduras, sopas ralas frias e quentes. Esses alimentos não substituem a água, apenas dão um suporte na sensação do calor ou da falta de umidade no ar.

Atenção!!

Outros líquidos não substituem a água, como refrigerantes, sucos industrializados e concentrados, bebidas levemente gaseificadas, chás de lata e adoçados com açúcares.

Essas são minhas dicas! Se você conhece mais alguma, deixe nos comentários, pode ser que ajude alguém!!!

Beijos =**