Falta um dia para o ano novo e você já pensou nas suas metas para 2016? Viajar, estudar, um novo amor, um emprego melhor, mudar atitudes, iniciar uma atividade física… Cada um tem a sua meta, mas uma que é bastante comum entre as pessoas é a de emagrecer.  “No ano que vem eu começo a dieta!” Já ouvi essa frase muitas vezes.
Pensamos que quanto a alimentação só temos sucesso se conseguimos perder peso, mas não é bem assim. Mudar hábitos alimentares também são metas alcançadas, o emagrecimento vem como consequência!

Algumas dicas

Para iniciar o ano já com o pé direito e tomar decisões adequadas quanto a alimentação, olhe algumas dicas:

1. Organize – se!

Considere suas refeições como parte importante do seu dia. Organize seus horários, os alimentos, o modo de preparo ou até mesmo em qual restaurante ir, para que você não tenha apenas aquela coxinha pro seu almoço.

2. Pense sempre na metade

Quando for montar o seu prato, procure colocar a metade da quantidade que costuma comer. Mastigue devagar, sinta o sabor dos alimentos. Comece em apenas uma refeição, quando perceber que se sente satisfeito com aquela quantidade, faça o mesmo nas outras.

3. Beba água

A hidratação melhora todos os processos do nosso organismo. Aumente gradativamente sua ingestão.

4. Frutas, legumes e verduras

Aumente a ingestão desses alimentos. Comece por aqueles que você mais gosta e depois vai experimentando novos sabores. Tente preparações diferentes, por exemplo, se não gosta da cenoura crua ralada, faça a cenoura cozida em palito, pode ser que assim você goste mais.

5. Alimentos industrializados

O melhor a se fazer é reduzir o consumo desses alimentos. São eles: salgadinhos, biscoitos recheados, guloseimas, alimentos prontos congelados, sucos de pozinho, refrigerantes, molhos prontos, enfim, tudo o que a indústria coloca muita gordura, sal, açúcar e outras substâncias químicas na sua composição. Dica: quanto mais natural o alimento, melhor!

Leia também  Alimentos que melhoram a qualidade do sono

lista

Essas sugestões não fazem parte de uma meta só, aqui eu apresentei cinco. Muitas vezes nossas metas são muito grandes e nos frustramos quando não conseguimos conquistá-las. Que tal desmembrar para ficar mais fácil?!

Para uma orientação mais completa e personalizada, procure um nutricionista.

 

Feliz Ano Novo! Cheio de oportunidades novas, sentimentos bons e energias positivas!!

Ano que vem o Nem Demais Nem de Menos trará novos assuntos, dicas sobre alimentação e atualidades!

Beijos ;**