Uma das queixas mais comuns nos consultórios de nutrição é a vontade incontrolável de comer doces em determinados momentos. Uma frase bem comum que nós nutricionistas ouvimos é “pode tirar tudo, menos o doce”. Então, aqui vão algumas dicas que costumamos dar à esses pacientes que possuem uma grande dificuldade em reduzir esse consumo.

Pratique atividade física

Funny exercise sessions

Praticar exercício físico, assim como comer chocolate, gera a liberação de endorfina que atua no sistema nervoso central nos dando a sensação de felicidade e bem-estar. Caminhar 1 horinha todos os dias, ou praticar algum esporte com frequência, pode te ajudar a sentir menos vontade de comer doces.

 

Opte por frutas

Opte por frutas

As frutas possuem seu açúcar natural, a frutose. Esse tipo de açúcar é absorvido mais lentamente pelo organismo gerando sensação  de saciedade mais prolongada. Prefira as frutas mais docinhas para substituir aquela vontade grande de comer doces, como a banana, manga, melão, melancia e pera.

Não corte os carboidratos e fibras

Fortified flake cereal with added raisins that had been set atop

Não corte os carboidratos complexos e os grãos integrais, eles estabilizam a quantidade de açúcar circulante e ajudam também na motilidade intestinal, reduzindo assim a vontade de consumir doces.

Não permaneça muito tempo em jejum

jejum --

Fazer as 3 principais refeições intercaladas com lanchinhos saudáveis fontes de proteína vai ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo, e evitar que aquela vontade de doce incontrolável.

Cuide de você

Cuide de você

Se você tem percebido que por algum motivo social/psicológico a sua vontade de consumir doces está mais intensa, e que de alguma forma isso está te prejudicando, cuide primeiro dessas intercorrências e faça tudo com calma e aos poucos, porque assim, seu resultado com certeza será duradouro.

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Beijo Beijo e até o próximo post!