Você provavelmente já deve ter percebido que alguns alimentos têm o poder de mudar nosso humor completamente. Isso acontece porque nesses alimentos estão presentes nutrientes envolvidos no processo de produção e liberação de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo controle do humor. Um dos responsáveis pela sua formação é o triptofano, que é um aminoácido essencial, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzi-lo, e sendo assim, é preciso que ele esteja presente nas nossas refeições. Aqui vai a lista de alimentos fonte de triptofano e que podem fazer a diferença naqueles períodos de estresse e mau humor que todos nós temos:

Carnes

Aves e peixes são as principais alimentos fonte de triptofano nesse grupo. Além disso, peixes são fonte de ômega 3, um ácido graxo que participa no processo de produção de receptores de serotonina. Salmão, atum, sardinha, linguado e bacalhau são boas fontes. O peito de peru é o principal destaque entre as aves.

DSC_5216

Laticínios

Leite, queijo e iogurte são alimentos fonte do aminoácido também. Eles ajudam a manter nossa saúde óssea em dia já que são riquíssimos em cálcio. O destaque deste grupo é o leite de vaca, e você pode optar pelo tipo desnatado que possui menor teor de gordura.

leite

Leguminosas

Lentilha, ervilha e feijões são ricos em triptofano e fibras, que participam ativamente da motilidade intestinal. Neste grupo o destaque fica para os feijões, tanto o preto quanto o carioquinha.

feijão triptofano

 

Oleaginosas e sementes

Além de serem práticas para levar na bolsa ou na mochila como um lanchinho entre as refeições, esses alimentos são boas fontes de triptofano. Entre eles destacam-se as sementes de abóbora e girassol, castanha de cajú e amêndoa.

Semente de abóbora

Frutas

Entre as frutas que possuem esse aminoácido, as que mais se destacam são o abacate e a banana, duas frutas que podem ser consumidas tanto em preparações salgadas quanto em sobremesas, mas cuidado com calorias, ambas são frutas mais calóricas, então nada de exageros!

Leia também  Quero ser vegetariano, e agora?

Banana e abacate

A alimentação está ligada diretamente aos nossos sentimentos, pois existem aqueles (fonte ou não de triptofano) que nos dão a sensação de alegria pelo simples fato de serem nossos favoritos, ou ainda os que nos trazem boas lembranças de momentos inesquecíveis.

Gostou desse post? Então compartilhe em suas redes sociais, e se ficou alguma dúvida não deixe de escrever para a gente!

Beijo beijo e até o próximo post!