O sono é uma ação fundamental para o descanso do corpo e da mente, mas não somente isso, é durante o sono que produzimos alguns hormônios entre eles os responsáveis pela formação de massa muscular e controle do apetite. Quando não temos uma boa noite de sono, muitas vezes temos o resto do dia comprometido com a falta de atenção e concentração, mau estar e cansaço. O contrário também é um fato, ou seja, quando temos uma excelente noite de sono nós acordamos mais bem dispostos, relaxados, atentos e descansados.
A alimentação está relacionada com a qualidade do nosso sono, isso quer dizer que existem alimentos que podem nos ajudar a ter uma boa noite, como também existem aqueles que podem prejudicá-la.
O Triptofano é um aminoácido que atua diretamente na produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo relaxamento dos músculos, e a melatonina, hormônio responsável pela indução do sono.
Alimentos que ajudam a pegar no sono e ter uma noite tranquila
- A banana é fonte triptofano
- O maracujá é um calmante natural
- O arroz integral é fonte de triptofano
- Chá de melissa e camomila são ótimos para relaxar e acalmar
- A aveia é fonte de triptofano
- O gergelim é fonte de vitamina B6, necessária para a conversão de triptofano e serotonina
- O leite é fonte de triptofano
Além dessa pequena ajuda, vale lembrar que alguns alimentos não devem ser consumidos próximos a hora de dormir. Entre esses alimentos podemos incluir os doces, pães e carnes. Os doces e as massas geram maior liberação de insulina e nos mantém mais despertos e agitados, já as carnes exigem um maior esforço na hora da digestão. Claro que também vale dizer que as refeições devem ser menores próximo ao horário do descanso, para não exigir muita digestão e gerar desconfortos na hora do sono.
Por hoje é só!
Beijo beijo e até o próximo post!