Falamos em um post anterior sobre os 5 alimento que parecem vilões mas na verdade são saudáveis. E hoje vamos tratar daqueles que corrompem o esforço de quem quer perder peso, alimentos que parecem do bem mas estes sim são vilões do emagrecimento.

Tapioca

A tapioca é feita com a goma da mandioca, um tubérculo, fonte de carboidrato simples e ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela não traz saciedade, pois é pobre em fibras. E dependendo do recheio que colocar – leite condensado e coco ralado, por exemplo -, agrega mais valor calórico à goma.

tapioca

 

Granola e Barrinha de Cereal

A granola é um mix de cereais, rica em fibras, mas dependendo dos ingredientes de que for composta, pode ser muito calórica, como por exemplo o açúcar mascavo, coco ralado, uva passa, mel, entre outros. Analise os ingredientes da granola que costuma comprar. Quanto a barrinha de cereal, ela pode conter alta quantidade de açúcar e poucas fibras, procure por aquelas que tenham no mínimo 3g de fibras por unidade e analise também o rótulo o alimento que estiver descrito primeiro é o que está em maior quantidade, e assim subsequentemente.

granola

Biscoito água e sal

Muitas pessoas pensam que não comer o pão francês e sim o biscoito de água e sal é uma troca inteligente, mas nem sempre. Este tipo de biscoito possui mais gordura que o pãozinho – para deixá-lo cream e cracker –  além de saciar menos a fome. Cinco bolachas equivalem a um pãozinho, mas será que fica só nas cinco?

biscoito de água e sal

Sopas industrializadas e Macarrão instantâneo

Já falamos do macarrão instantâneo em posts anteriores (clique aqui para ver de novo) com sua alta quantidade de sódio que equivale quase ao necessário para o dia inteiro e por ele ser pré frito pela indústria para ficar pronto em 3 minutos. As sopas industrializadas não são muito diferentes quanto ao sódio, também carregam no seu “pozinho instantâneo” uma quantidade muita alta desse mineral trazendo malefícios à saúde, principalmente dos hipertensos. Quantas vezes já não dissemos “Não estou muito bem disposta hoje, vou só tomar uma sopinha de pacote.” Pois é, você vai ficar mais mal disposta ainda, inchada e enjoada com quantidade de sal.

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sopa industrializada

Sobremesas lácteas

O verdadeiro iogurte é aquele natural, de cor branca, com o sabor azedinho do leite. Esses outros iogurte saborizados que encontramos nas prateleiras dos supermercados, na verdade, são compostos ou bebidas lácteas. Pode conferir na embalagem! Esses falsos iogurtes, que muitas vezes não são de frutas, trazem mais gordura, corantes e açúcares do que proteína, o próprio cálcio e as bactérias benéficas para o nosso intestino. Por isso, prefira o iogurte natural, na sua versão desnatada, e bata com a fruta de preferência, adoce na dose certa e aproveite os benefícios que eles trazem!

sobremesa láctea

Chocolate diet

Se você está de dieta e acha que comendo um chocolate diet está ajudando na sua perda de peso, engana-se! O açúcar traz sabor ao chocolate e uma vez que a indústria não pode usar esse artifício, a gordura é utilizada para tal fim. Se formos comparar a tabela nutricional de um chocolate normal e de um chocolate diet, no quesito gorduras totais, o diet ganha. Esses chocolates são indicados para diabéticos, que não possuem alterações lipídicas, poderem comer de vez em quando um chocolate, mas mesmo pra eles, tem que ser com moderação. Assim, prefira matar a vontade com quatro quadradinhos de um bom chocolate amargo que será mais vantajoso!

À esquerda, mais escuro, embalagem de chocolate ao leite. À direita, mai claro, embalagem de chocolate diet

À esquerda, mais escuro, embalagem de chocolate ao leite. À direita, mai claro, embalagem de chocolate diet

Peito de peru

O peito de peru é um embutido, que sim, possui uma quantidade de gordura menor que os outros frios, mas sódio, conservantes e corantes na mesma proporção. Consumí-lo uma vez por semana, esporadicamente, é aceitável, mas cuidado para não colocá-lo em todos os lanches e ainda dentro de alguma preparação no almoço e no jantar.

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peito de peru

Molhos para salada

A salada é uma ótima aliada na perda de peso: poucas calorias, rica em fibras que auxiliam no funcionamento intestinal e conferem saciedade, traz vitaminas e minerais. Mas depois de montar aquele prato colorido e saudável, regamos com muito molho italiano, caesar e maionese daqueles que já vem prontos. Resultado, estragamos a salada! Esses molhos prontos para salada são a base de gordura e sal. Nosso prato de baixa caloria se tornou uma bombinha calórica. O ideal seria não temperar a salada para sentir o real sabor dos alimentos, mas se optar por temperar, escolha um bom azeite extra virgem, rico em ômegas, limão e uma pitada de sal.

molhos

Extrato de soja

Também conhecido popularmente por “leite de soja” original ou nas versões com sabor chamadas de “suco de soja”, o extrato industrializado como conhecemos não substitui o leite de vaca. Já ouvi de muitas mães: “Meu filho não toma suco de caixinha, só suco de soja!” Como se fosse uma vantagem muito grande. Na verdade, há pouco de soja realmente nesses extratos, é adicionado açúcar para saborizar, nas versões com gosto de fruta, o que menos tem é fruta e ainda poucas marcas fortificam com cálcio. Se a opção pela soja é feita por achar que ele é mais saudável, é melhor rever seu conceito. Mas se for por uma questão de intolerância ao leite, alergias ou outros motivos de saúde, procure um nutricionista, existem outras opções que ele poderá te indicar conforme suas necessidades.

extrato de soja

Tem dúvidas se outros alimentos são vilões ou heróis? Deixe nos comentários!

Beijos =**