Comer demais, é muito fácil, e muito comum, principalmente nas festas de final de ano quando preparamos aquela ceia farta de alimentos para celebrar com os nossos amigos e familiares. Tudo bem, não é só no natal e ano novo que fazemos isso, qualquer celebração costuma ser assim: aniversários, casamentos, formaturas e tantas outras ocasiões que acabam nos proporcionando alguns quilinhos indesejados. Mas, calma! Existem algumas dicas que podem te ajudar a resolver esse problema.

Dica 1: troque o prato

Essa é uma dica que engana nosso cérebro. Nós temos uma sensação de satisfação inconsciente ao preenchermos nosso prato com comida, então se utilizamos um prato menor (de sobremesa, por exemplo) automaticamente comemos menos.

Dica 2: não sirva os alimentos na mesa

Essa é uma dica para o dia-a-dia. Procure deixar os alimentos afastados da mesa onde costuma fazer a refeição. Pode ser servindo em outro móvel ou deixando em cima do fogão, por exemplo. Quando a refeição está na mesa em que estamos sentados para comer, temos a tendencia e sentimos mais vontade de repetir ou beliscar o que estiver servido na nossa frente.

Dica 3: fracione os horários para comer

Essa não é uma dica fácil de ser executada, mas funciona muito! Tente fracionar mais os horários para fazer suas refeições e não pule nenhum. Por exemplo: Café da manhã às 7:00 – Lanche da manhã às 10:00 – Almoço às 13:00 – Lanche da tarde às 16:00 – Jantar às 19:00 – Ceia às 22:00. Se você não tem esse hábito de fazer lanchinhos entre as refeições eu te digo que eles ajudam mesmo. Aí você pensa: mas vou comer mais? Não, vai comer mais vezes, mas em menos quantidade. Se você fica de jejum até o almoço, provavelmente deve fazer essa refeição azul de tanta fome, e aí, acaba comendo mais do que deveria. Ah, e esses lanchinhos devem ser coisas leves: um biscoitinho, um iogurte natural, uma salada de fruta, suco, etc.

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Dica 4: mastigue

Você é desses que almoça ou janta em cinco minutos? Então, isso não é bom! O ideal é mastigar 30 vezes a mesma garfada. Parece uma infinidade, eu sei, mas fazer isso dá tempo para o nosso cérebro receber a mensagem de que estamos saciados, e aí, já sabe né? comemos menos. Você pode começar com 10, depois passar para 15, e assim ir aumentando até chegar no ideal.

Dica 5: prefira os integrais

“Lá vem a nutri falar de alimentos integrais”. SIM!!! Os integrais possuem mais fibras, e elas nos dão uma sensação de saciedade maior do que os alimentos “brancos”. Resumindo: comemos menos. Menos pão, menos macarrão, menos arroz, menos biscoitos, enfim, menos fome.

Uma dica bônus: não faça suas compras de supermercado com fome. A tendência é você comprar mais quantidade e com menos qualidade, então faça uma boquinha antes de ir e compre consciente.

Espero que essas dicas te ajudem a devolver os quilinhos que o papai noel esqueceu com você no natal ;P

Papai noel

E para ficar ainda melhor, complemente com as dicas que foram dadas no post Meta para 2016: comer bem!

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Beijo beijo e até o próximo post!