A correria do dia a dia nos direciona para alimentos mais práticos e fáceis, mas nem sempre são as melhores opções. Escolhemos cinco produtos industrializados muito consumidos por crianças, principalmente, por terem apelo infantil nas suas embalagens, mas também consumidos por adultos. De acordo com as informações obtidas da tabela nutricional, deixamos palpável a quantidade de açúcar, gordura e sal presente neles, afinal, nem sempre temos noção olhando apenas os números descritos na tabela, mas visualizando na forma de colheres fica muito mais fácil de mensurar o que ingerimos ou damos para nossos filhos.

Suco industrializado

Como já explicamos no post sobre suco, néctar e refresco, apesar de chamarmos tudo de suco, o que mais encontramos nas caixinhas são os refrescos com porcentagens bem pequenas de fruta e altas concentrações de açúcar e aromatizantes. Escolhemos este suco, por conter apelo infantil, que possui 24g de açúcar na porção que são os 200ml, representada por uma colher de sopa cheia. É como se colocassemos a colher inteira na boca de uma só vez.

Refresco de uva

Refresco de uva

Bolo industrializado

Bolinhos recheados são comuns de serem levados de lanche para a escola. Mas poucos sabem que no recheio e na própria massa a gordura é muito presente em quantidades que não imaginamos. Para o recheio ficar cremoso um tipo de gordura bastante prejudicial para a saúde é utilizada: a gordura trans (saiba mais sobre ela no post sobre os tipos de gorduras). Na imagem, para os três bolinhos da embalagem, temos três colheres de sopa de açúcar (70g) e duas colheres de sopa de gorduras (20g), representadas pelo óleo.

DSC_0782

Bolinho recheado sabor baunilha

Biscoito salgado

Um produto consumido por adultos, para substituir o pão, são os biscoitos salgados, mas algumas marcas do mercado não são tão saudáveis quanto dizem ser. A quantidade de gordura e sal em apenas um pacotinho é muito grande e o consumo constante desses produtos acaba ultrapassando a recomendação diária de sal de 5g por dia, conforme citamos no post sobre os diferentes tipos de sal. Neste pacote de biscoito há 4,8 gramas de gordura (uma colher de sobremesa cheia) e 193mg de sódio (uma colher rasa de café)

Biscoito Salgado

Biscoito Salgado

Quanto a quantidade de gordura presente nestes biscoitos, fizemos um teste de deixá-los sobre uma folha de papel de sulfite por 20minutos e veja o resultado:

Leia também  Os cinco alimentos mais tradicionais no Natal

DSC_0833

A folha de papel sugou a gordura e ficou totalmente engordurada.

Achocolatado pronto

Ainda na categoria de bebidas açucaradas, pensamos que uma fonte saudável de leite para o lanche dos pequenos seriam os achocolatados prontos, mas infelizmente eles também possuem uma quantidade exagerada de açúcar e vem acompanhada de gordura. Este achocolatado possui 4,7g de gordura (uma colher de sobremesa cheia) e 32g de açúcar (uma colher de sopa e uma colher de chá cheias)

DSC_0793

Bebida láctea sabor chocolate

Macarrão instantâneo

Você já parou para pensar o porquê desse macarrão ficar pronto em 3 minutos, sendo que todos os outros precisam de pelo menos 10 minutos de cozimento? Pois é, o segredo está no processo de fabricação. O macarrão instantâneo é pré cozido e pré frito na indústria para que ele chegue durinho e cozinhe bem rápido na sua panela e também já vem com o temperinho junto para você não se preocupar com nada, dessa forma ele se torna prático! Mas será que é saudável? O processo de fritura da massa aumenta seu aporte calórico e o tempero que acompanha tem a quantidade de sal recomendada para um dia inteiro. Não contém fibras, proteínas, muito menos vitaminas e minerais. Não, infelizmente não é saudável. Na imagem mostramos a quantidade de sal e gordura presentes em apenas um pacotinho. Um pacotinho pronto e temperado possui 16 gramas de gordura (duas colheres de sopa cheias) e 1.462mg de sódio (uma colher de chá cheia mais uma colher de café rasa).

Macarrão instantâneo

Macarrão instantâneo

Consumir ou não esses produtos é uma escolha de cada um. Esperamos ter contribuído para te levar a informação!

Qualquer dúvida ou comentário, entre em contato conosco através do blog, email, face ou twitter! Seu contato é muito importante para nós!

Leia também  Alimentos que são capazes de melhorar nosso humor

Beijos e até o próximo post!