No último feriado de Tiradentes nós, equipe do Nem Demais Nem de Menos, tiramos uma folga e fomos turistar na capital do estado do Paraná, Curitiba! E lá, além de conhecermos lugares lindos e cheios de história, percebemos que a gastronomia típica da cidade é igualmente rica. Decidimos então escrever contando um pouquinho do que você pode saborear por lá e tornar a sua experiência ainda mais inesquecível.

Nem demais nem de menos viaja

Curitiba é uma cidade que recebeu influências de diversas etnias. Italianos, alemães e poloneses se destacam dentre elas e podemos perceber isso claramente ao visitar lugares onde a cultura típica desses povos se mantém preservada.

Nosso primeiro contato com a gastronomia típica de Curitiba foi próximo ao Bosque do Papa em um restaurante de comida Polonesa. Lá pudemos experimentar um prato bastante conhecido e adorado pelos curitibanos, o Pierogi. Original da Polônia consiste em um pastel cozido e recheado servido originalmente com um molho simples de manteiga e bacon. Claro que lá é possível encontrar com diversos recheios e molhos diferentes, e é uma delícia!

Pierogi

Pierogi

No Bosque Alemão, outro ponto turístico encantador de Curitiba, nós pudemos experimentar o famoso Strudel de Maçã da confeitaria que há por lá. É de encher os olhos, e o salgados deles também não ficam para trás. Vale a pena fazer essa parada! Outro lugar excelente em que se pode comer uma típica comida alemã é no Bar do Alemão. O ambiente desse delicioso bar te faz sentir na própria Alemanha e a especialidade da casa é a carne de porco, claro! Nosso favorito foi o Kassler, um tipo de bisteca suína muito saborosa acompanhada de diversos legumes bem temperados. Lá provamos também outra iguaria curitibana, a carne de onça. Para nós, foi apresentada como um petisco e consistia em carne bovina (e não de onça, rs) moída e crua, bem temperada e servida em pequenas fatias de pão de forma integral. É de dar água na boca!

Strudel de maçã

Strudel de maçã

Kessler

Kessler

Prato de petiscos típicos alemães e a famosa carne de onça.

Prato de petiscos típicos alemães e a famosa carne de onça.

Santa Felicidade é um bairro de Curitiba onde podemos apreciar a cultura e principalmente a gastronomia típica da Itália. Lá você encontra restaurantes, bares, vinícolas que dão um clima todo especial e bem europeu ao local. Nós demos uma parada no Vinhos Durigan para provar alguns vinhos da casa e também alguns petiscos como salame, copa e alguns queijos. Hmmm, foi uma delícia!

Portal de Santa Felicidade

Portal de Santa Felicidade

Por dentro de Durigan

Por dentro de Durigan

Outros local para comer bem é o Mercado Municipal de Curitiba. Lá você encontra de tudo e mais um pouco, e possui restaurantes ótimos. Nós nos deliciamos em uma panquecaria, foi ótimo! Passando lá, não deixe de comprar pinhão. Símbolo da cidade que é cheia de araucárias, o pinhão está por toda a parte em Curitiba!

Mercado municipal

Descobrimos novos sabores, combinações de ingredientes e expandimos nosso paladar, afinal, nutrição não consiste só em se alimentar e ser “saudável” mas também em se alimentar e ser feliz!

Leia também  Saiba como escolher um adoçante

Agradecemos nossos amigos Thiago e Vanessa por nos receberem e nos acompanharem todos os dias nos nossos passeios. Obrigada amigos!

Amigos

Beijo beijo e até o próximo post!