Vegetal crucífero é todo aquele que possui enxofre na sua composição, contendo também vitaminas  A, B1, B2, C e K, os minerais cálcio, ferro e potássio. Além de fitonutrientes provindos do enxofre chamados glucosinolatos que irão transforma-se no nosso organismos em compostos denominados isotiocianatos. Há estudos que comprovam que os isotiocianatos possuem ações anti-carcinogênicas, funcionam como protetores cardiovasculares e anti-inflamatórias.

Quem são esses alimentos?

Os vegetais crucíferos podem ser:

Folhas: couve manteiga, couve de bruxelas, agrião, rúcula, folha da mostarda e acelga.

Flores: Brócolis e couve-flor.

Raízes: nabo e rabanete.

vegetais crucíferos

Atenção ao modo de preparo

Para manter todas as propriedades nutricionais e não perder as características fitoquímicas, o modo como irá ser preparado esse vegetal influencia muito. O ideal é que seja consumido cru, mas na impossibilidade, que seja colocado no vapor por no máximo 5 minutos, ou na forma de sucos. O cozimento prolongado com imersão na água faz com que os nutrientes sejam perdidos tanto pela ação do calor quanto dissolvidos na água.

Estudos

Uma pesquisa avaliou marcadores sanguíneos inflamatórios em 1005 mulheres chinesas com idade média de 58 anos,  por um período de 12 meses, antes e após o consumo de cinco vegetais crucíferos (couve chinesa, repolho verde, couve-flor, nabo e rabanete) e mostrou que naquelas que consumiam diariamente uma quantidade de 99g a 140g desses vegetais teve redução nesses marcadores pró-inflamatórios.

Porém, mesmo com esse e outros estudos, são necessárias novas pesquisas que comprovem cientificamente a ação desses vegetais no organismo

Efeito colateral indesejado

O único fator indesejável no consumos desses vegetais é que no consumo excessivo, pela presença do enxofre, desconfortos abdominais como a flatulência podem aparecer.

Leia também  Receita: bolo de aveia, maçã e banana

Mas na quantidade certa, com o modo de preparo adequado, conseguimos absorver tudo de bom que esses vegetais têm para nós!

Beijos =**