As gorduras, em geral, são colocadas como vilãs da alimentação por possuírem uma grande quantidade de calorias e fazerem mal à nossa saúde. Mas as coisas não são bem assim.

Existem 3 tipos de gorduras: insaturadas, saturadas e trans. Cada uma delas possuem fontes e funções diferentes e vamos explicar cada uma delas para vocês.

Gorduras insaturadas

São consideradas benéficas por diminuírem o nível de colesterol no sangue, e assim, o risco de doenças cardíacas também. São necessárias para que haja a absorção das vitaminas A, D, E, e K que são lipossolúveis, ou seja, precisam de gordura para serem absorvidas pelo nosso organismo.

As gorduras insaturadas podem ser divididas em dois grupos: monoinsaturadas ou poli-insaturadas

Onde encontramos?

As monoinsaturadas são encontradas nos azeites, óleo de girassol, canola e amendoim, e também no abacate.

Abacate

As poli-insaturadas nós encontramos nos peixes e frutos do mar, na soja e na linhaça.

Soja

Soja

Gorduras saturadas

Existe uma grande controvérsia sobre os efeitos do consumo dessa gordura. Médicos e especialistas concordam que o consumo excessivo desse tipo de gordura está relacionado a doenças cardíacas, contudo, há quem diga que toda essa “má fama” das gorduras saturadas tenha sido criada e manipulada pela industria dos alimentos, que queria induzir a população a comprar os produtos fonte de gordura trans, pregando que esta era uma opção mais saudável e mais acessível ao consumidor.

A verdade é que não existe nenhum estudo conclusivo sobre os verdadeiros efeitos da gordura saturada.

Onde encontramos?

As gorduras saturadas podem ser encontradas nas carnes gordurosas, óleo de dendê, nos laticínios e também no coco e seus derivados.

BaconÓleo de coco

Gorduras Trans

São originadas a partir do processo de hidrogenação dos óleos vegetais, os tornando sólidos. É uma grande aliada da indústria pois esse processo aumenta a validade dos produtos, pode ser comercializado para vegetarianos por ser uma opção vegetal, e exigem menos refrigeração para sua conservação.

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Sabe-se hoje que a gordura trans consumida em excesso causa sérios problemas cardiovasculares, e seu consumo deve ser evitado.

Fique de olho nos rótulos dos produtos, se “gordura vegetal hidrogenada” estiver listada nos ingredientes, o produto com certeza é fonte de gordura trans (mesmo que em pouca quantidade e a tabela nutricional mostre 0% desse tipo de gordura. Geralmente os valores por porção são bem baixos e a lei diz que não é preciso referir a quantidade exata nesses casos). Confira mais sobre os rótulos no nosso post Rótulos: é preciso entendê-los.

Onde encontramos?

As gorduras trans são encontradas em vários produtos industrializados como margarina, biscoitos recheados, biscoitos de polvilho, sequilhos, bebidas lácteas prontas para o consumo, preparados para bolo (bolo de saquinho), entre muitos outros.

Margarina 2Bicoito recheado

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Beijo beijo e até o próximo post! ;D