Ao ir no mercado você se depara com uma imensidão de bebidas com diferentes marcas e rótulos com dizeres que nem sempre estão claros. Suco, néctar, refresco… costumamos chamar todas as bebidas coloridas com gosto de frutas de sucos, mas não é bem assim. Há diferenças nutricionais bem importantes entre elas, entenda cada uma:

Suco

É uma bebida não fermentada, não diluída em água, obtida da fruta madura e sadia. Deve conter 100% da fruta ou da polpa da mesma, dependendo da fruta. Não é permitido adição de aromas ou corantes artificiais e a quantidade de açúcar não pode exceder 10% do seu volume total.

Néctar

De acordo com a Instrução Normativa n°42, de 11 de setembro de 2013, o néctar é uma bebida não fermentada, diluída em água, que deve conter o mínimo de 30% da fruta, polpa ou parte comestível do vegetal em sua composição. Para a uva e a laranja, até  31 de janeiro de 2016, para ser considerado néctar, deve conter 50% da fruta na bebida. Ao contrário do suco, o néctar pode conter aromas e corantes artificiais e não há uma quantidade de açúcar máxima estabelecida.

Refresco

Para os refrescos, a quantidade mínima de fruta, polpa ou parte comestível do vegetal exigida é de 10% a 20%. Contém açúcar, aromas e corantes artificiais, entre outras substâncias químicas. Ou seja, dos três, ele é o menos natural.

 

Ainda temos outras apresentações como os industrializados em pó que contém 1% a 2% da fruta desidratada, refrigerantes que possuem de 2% a 10% da fruta e são adicionados diversos compostos químicos, além de serem uma bebida gaseificada.

*Foto retirada da revistaon.com.br

*Foto retirada da revistaon.com.br

Por legislação, todas as bebidas que contém frutas na sua composição devem ter sua porcentagem em destaque no rótulo. Informação importantíssima para o consumidor saber quanto tem de fruta naquela caixinha de “suco”.

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Dica: a lista de ingredientes também é outro aliado do consumidor, como foi dito do post sobre rótulos: é preciso entendê-los, os ingredientes aparecem em ordem decrescente , ou seja, do que tem maior quantidade para o que tem menor quantidade na composição. Assim, se o açúcar vem antes da fruta, você já sabe o que está consumindo mais.

Mas nenhuma bebida de caixinha, lata ou garrafa tem o sabor, a textura e o aroma da fruta madura espremida ou batida na hora!

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