Se o tempo começou a esfriar, as sopas aparecem nos cardápios dos restaurantes por aí. E tem coisa melhor que uma sopinha quente pra aquecer naqueles dias frios? Além de ser um prato fácil e prático de ser feito, pode ser servido como entrada ou prato principal, e ainda existem infinitas combinações de sabores e ingredientes que podem compor uma sopa, sem falar que elas aumentam nossa ingestão de líquidos, o que é essencial para a época de inverno.

As sopas são ótimos coringas para a ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Claro, tudo depende dos ingredientes escolhidos para o seu preparo. Se os ingredientes forem na maioria vegetais, será pobre em carboidratos e proteínas, porém, terá muitas vitaminas e minerais que irão auxiliar no funcionamento de diversos sistemas do organismo. Se sua composição for na maioria legumes, terá mais carboidratos e fibras alimentares que irão dar energia, saciedade e a manter o intestino em um bom funcionamento. Se em seus ingredientes estiverem presentes, carnes, ovos, peixes e queijos, um maior número de proteínas e gorduras estarão agregados e irão conferir mais sabor a ela.

Importante: Para que ela não deixe de ser saudável, sempre escolha carnes e queijos mais magros!

As sopas podem ser batidas, mais ralas, mais densas, com macarrão, com pão, com pedaços de batata, enfim, diversas opções que irão energizá-las.

Receita de sopa de abóbora

Sopa de abóbora

Ingredientes:

  • 500 gramas de abóbora moranga picada
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Mode de preparo:

  1. Na panela de pressão, coloque a abóbora, complete com água o suficiente para cobri-la e acrescente o sal. Coloque para cozinhar por 20 minutos em fogo médio.
  2. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite e reserve.
  3. Bata no liquidificador a abóbora com um pouco da água do cozimento e o refogado até que fique com consistência de creme.
  4. Retorne o creme a panela e deixe apurar por mais alguns minutos.
  5. Sirva quente
Leia também  Alimentos alergênicos fazem parte dos rótulos!

Esta receita serve quatro pessoas e pode vir acompanhada de pão italiano ou croûtons, e você pode adaptá-la de várias formas. Aproveite o friozinho para usar a sua criatividade na hora de preparar a sua sopa e se delicie!

Gostou desse post? Então compartilhe em suas redes sociais, e se ficou alguma dúvida, escreva aqui nos comentários!

Beijo beijo e até o próximo post!