Brincadeiras, música, dança, trajes, e claro, comidinhas típicas deliciosas fazem parte das festas juninas. E com tantos pratos de encher os olhos é quase uma missão impossível não se render a essas tentações nessa época do ano. Apesar disso, alguns alimentos que são fortemente presentes nas festas juninas possuem excelente valor nutricional, e hoje vamos falar um pouquinho sobre eles!!

Milho

Um alimento energético, fonte de folato e tiamina responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos e por auxiliar o sistema nervoso em sua atividade de transmissão de mensagens pelos neurônios. Rico em fibras, ajudando a manter o bom funcionamento do intestino. Possui vitaminas A e C, e minerais como ferro e potássio.

Milho verde, pipoca, bolo de milho, canjica, pamonha, e muitas outras preparações são preparadas a partir do milho nessa época do ano!

Milho

Amendoim

É rico em vitamina E o que o torna um excelente antioxidante prevenindo o envelhecimento precoce. É fonte de ferro e ácido fólico, ambos essenciais na dieta de gestantes para a boa formação do bebê. E, assim como o milho, o amendoim também é fonte de tiamina.

Pé-de-moleque, paçoca, bolo de amendoim e outros doces são super típicos das festas juninas, mas cuidado com as calorias e não exagere!

Amendoim

Pinhão

Excelente fonte de magnésio o que permite um bom funcionamento e manutenção dos músculos do nosso corpo. possui também o zinco em sua composição nutricional, que mantém nossa imunidade e capacidade de cicatrização em bom funcionamento. O pinhão também atua no controle da saciedade, pois ele possui ácido linoleico que atua nos hormônios responsáveis por nos fazer sentir fome.

O pinhão geralmente é encontrado sendo servido cozido com sal, mas algumas receitas de bolo são bem famosas e fazem sucesso!

Leia também  5 alimentos que aceleram o metabolismo

Pinhão

Vinho quente

Além de ser antioxidante impedindo o envelhecimento precoce, o vinho tinto possui resveratrol, que previne doenças cardiovasculares aumentando os níveis de HDL (colesterol bom) e reduzindo o LDL (colesterol ruim). Você pode ler mais sobre o vinho clicando aqui.

Vinho quente

Hmmm, que delícia essa época do ano. Mas aproveite com moderação para não precisar correr atrás do prejuízo depois!

Se ficou alguma dúvida não deixe de nos escrever e compartilhar com seus amigos!

Beijo beijo e até o próximo post!