É o prato mais comum e mais típico do Brasil. Pode não ser visto como um prato requintado, mas brasileiro que se preze não abre mão de um bom prato com arroz e feijão fresquinhos. E se existe um casamento de dar inveja é o deles, pois se complementam de uma tal forma que deixa qualquer casal no chinelo. Digo isso porque os aminoácidos presentes no arroz, são exatamente os que faltam no feijão, e além disso, o feijão não consegue ter todas as suas proteínas absorvidas se o arroz não estiver  o acompanhando, ou seja, eles são melhores se consumidos juntos do que separados.

Arroz

Arroz

O arroz é fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, e B3) que garantem o bom funcionamento dos músculos, células nervosas, aparelho digestivo e outro muitos sistemas do nosso organismo. É também uma boa fonte de proteína vegetal, ferro e fibra alimentar, o que garante uma diminuição no risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Um importante aminoácido presente no arroz é metionina que tem como função auxiliar no processamento de gorduras no fígado e mantê-lo ativo e saudável.

Feijão

Feijão

O feijão também é uma boa fonte de minerais essenciais como potássio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, magnésio e zinco, além de também possuir vitaminas do complexo B, como a vitamina B9 ou, mais comumente conhecida como ácido fólico, necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

No feijão encontramos o aminoácido lisina, muito importante na infância pois contribui no processo de crescimento. Ele também auxilia na redução de colesterol e ajuda na absorção de cálcio.

Existem diversos tipos de arroz e de feijão que podemos variar no nosso cardápio, entre eles estão o arroz integral, arroz negro, arroz parboilizado, o feijão de corda, feijão fradinho e feijão preto. O que não pode é deixar de fora do prato essa combinação tão importante da gastronomia brasileira!

Leia também  5 alimentos que aceleram o metabolismo

Arroz e Feijao

 

Gostou desse post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e se ficou alguma dúvida, escreva pra gente nos comentários!

Beijo Beijo e até o próximo post!