A Páscoa é cheia de tradições, e uma delas é a troca de ovos de chocolate. Hmm, que tentação!

A tradição de ovos de Páscoa é milenar. Os antigos povos cristãos costumavam pintar e decorar ovos de galinha para comemorar o renascimento. Com o passar dos séculos essa tradição foi se aperfeiçoando, até que, no final século XIX, começaram a ser fabricados e comercializados os ovos de chocolate que conhecemos hoje.

Os benefícios do chocolate

Como todos sabem, a matéria prima do chocolate é o cacau. Ele é constituído de substâncias antioxidantes que previnem doenças cardíacas, o aparecimento de células cancerígenas, e o envelhecimento precoce. O cacau também é fonte de cafeína que atua diretamente no sistema nervoso central estimulando nossas funções cerebrais. Outro benefício é a liberação de endorfina, um neuro-hormônio que atua diretamente no nosso humor, nos proporcionando bem-estar e nos deixando felizes, por isso é muitas vezes utilizado no tratamento de depressão e ansiedade, e também nos sintomas causados pela TPM.

Que maravilha né? mas calma, não pode exagerar não. Todos esses benefícios só são válidos se o consumo de chocolate é moderado.

Nem tudo é perfeito…

O chocolate que estamos acostumados a comer (que são os mais comercializados) são ricos em açúcar e gordura, e sim, fazem mais mal do que bem. Todos os benefícios citados a cima estão relacionados aos chocolates amargos, ou seja, que possuam pelo menos 51% de cacau na sua composição. Quanto maior a porcentagem de cacau, melhores serão os efeitos, e menos calórico ele será.

Quais são os tipos?

Bem amargos – 76 a 90%

Amargos – 51 a 75%

Meio-amargos – 35-50%

Ao leite – 10 a 25%

Branco – 0% (composto apenas pela manteiga de cacau)

Tipos de chocolate

De todos esses, o chocolate branco é o mais rico em gorduras e açúcares,  seguido pelo chocolate ao leite. E fique atento aos rótulos, muitos desses chocolates possuem em sua lista de ingredientes a gordura vegetal hidrogenada, também conhecida como gordura trans e devem ser evitados. Para saber mais sobre os tipos de gordura, inclusive a trans leia o nosso post  sobre os tipos de gorduras.

Leia também  5 alimentos que aceleram o metabolismo

Chocolate branco

Ainda assim, sabendo moderar, podemos comer um pouquinho de cada e ter uma Páscoa alegre e deliciosa.

Espero ter ajudado! Não esqueça de compartilhar e deixar suas dúvidas nos comentários.

“Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo” – Carlos Drummond de Andrade

Uma Feliz Páscoa a todos!

Beijo beijo, e até o próximo post!