A reeducação alimentar não é uma coisa fácil, principalmente quando o objetivo é o emagrecimento. É necessário muito empenho e força de vontade para alcançar os resultados, mas existem alguns truques que podem ajudar nesse processo um tanto quanto intenso.

Alguns alimentos são capazes de acelerar o nosso metabolismo e consequentemente a perda de peso. Mas antes de dizer quais são esses alimentos aliados, você sabe o que é metabolismo?

Metabolismo

São reações químicas que sintetizam ou degradam substâncias no nosso organismo. Essas reações são chamadas de anabolismo (síntese) e catabolismo (degradação). O metabolismo está envolvido nas funções vitais, tais como a respiração e nutrição.

Se tratando de nutrição, o metabolismo é responsável pela inclusão de nutrientes e produção de energia através da degradação de substâncias, e também pela formação de massa muscular através da síntese de proteínas.

O metabolismo é influenciado por diversos fatores, tais como sexo, idade, genética, peso e altura. E é por conta disso que algumas pessoas são magras mesmo comendo muito e de tudo, enquanto outras ganham peso com muita facilidade mas não conseguem emagrecer.

Vamos então falar desses 5 alimentos que podem ajudar na perda de peso acelerando nosso metabolismo

Canela

canela

A canela é um termogênico natural, ou seja, aumenta a temperatura do nosso corpo o obrigando a produzir maior energia para a normalização da temperatura. Além disso é um excelente ingrediente para ser usado em sobremesas e bebidas não muito açucaradas, já que seu sabor ajuda no controle do desejo de doces.

Café

Café

A cafeína atua diretamente no metabolismo, o deixando mais ativo. Podemos sentir isso quase que instantaneamente não é mesmo? Mas cuidado, a quantidade não deve passar de 2 xícaras por dia. Café em excesso pode trazer outros danos ao organismo.

Chá verde

Chá verde

Além de possuir cafeína, o chá verde tem um antioxidante capaz de estimular o sistema nervoso e acelerar a queima de gordura. É uma opção tanto para o frio quanto para o calor, já que pode ser preparado tanto quente quanto gelado. Uma dica boa para o calor é adicionar algumas gotinhas de limão para deixá-lo ainda mais refrescante.

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Gengibre

gengibre

O gengibre, assim como a canela, também é um termogênico natural e aumenta o gasto energético do nosso organismo, mas além disso ele possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que nos ajudam em diversos processos como a eliminação de toxinas. Seu sabor picante pode ser utilizado de diversas formas: pratos quentes, saladas, bebidas, quentes e frias.

Pimenta

Pimenta

Outro alimento termogênico com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Chega a ser responsável por 10% da produção de energia. Mas cuidado, a pimenta pode trazer outros prejuízos quando consumida em excesso. Use-a como tempero no preparo dos alimentos. Ela pode ser usada tanto para receitas doces quanto para salgadas!

Espero que possa aproveitar essa dica!

Beijo beijo e até o próximo post!